
Ciências da Educação – Especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário
Ciências da Educação – Especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário
Apresentação do curso
O Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário tem como finalidade desenvolver as capacidades de investigação e intervenção em contextos sociais e educacionais diversificados, bem como, promover a autonomia profissional, ampliando e aprofundando os conhecimentos ao nível da compreensão da realidade social e das metodologias de ação socioeducativa e comunitária.
O ciclo de estudos tem por objetivo geral criar uma rede de especialistas certificados com intervenções pedagógicas para tarefas no domínio da educação e da formação, enquanto agentes promotores de desenvolvimento integrado, assente numa cidadania ativa, em parceria com instituições com forte implantação na comunidade. A crescente complexidade com que os profissionais da área social e educativa se confrontam exige uma formação especializada que se consubstancie no desenvolvimento de respostas fundamentadas e inovadoras, bem sustentadas teoricamente, e apoiadas por um conjunto de ferramentas e competências técnicas que complementem a sua capacidade de intervenção.
Pretende-se, assim, o aprofundamento da reflexão teórica e do domínio dos conhecimentos científicos; a especialização ao nível das práticas e metodologias participativas em contextos específicos, nomeadamente no que se refere à educação e desenvolvimento dos indivíduos e das comunidades, e à intervenção em contextos de vulnerabilidade. O curso pretende, assim, responder aos desafios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, que através dos seus 17 Objetivos, cria um modelo global para a erradicação da pobreza, promoção da prosperidade, paz e o bem-estar, proteção do ambiente e combate às alterações climáticas, de forma a cumprir com o ambicioso mote da Agenda 2030 de “Não deixar ninguém para trás”.
O alinhamento das UC às competências necessárias para a mobilização de aprendizagens teóricas e práticas em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) será também uma mais-valia na promoção de ações colaborativas locais e globais, indispensáveis à implementação de estratégias e políticas sustentáveis em prol do bem-comum.
Coordenador do curso
Cristiana de Sousa Pizarro Bravo Madureira
cristiana.madureira@ipleiria.pt
Código
Escola
Cidade
Idioma
Regime
Duração
Vagas
Contingente geral e Internacional: 25
Registo DGES

Objetivos
O Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário, tem com objectivos, desenvolver competências teóricas e operacionais que permitam uma reflexão e intervenção adequadas a contextos educacionais diversificados, nomeadamente em educação formal e não formal, bem como em contextos escolares e não escolares.
Plano curricular
- 1º Ano
- 2º Ano
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
Políticas Educativas e Formação | S1 | 5 | 30 h | |
1 – Os sistemas educativos contemporâneos. | ||||
Pedagogia Social e Desenvolvimento Comunitário | S1 | 6 | 30 h | |
Educação e desenvolvimento comunitário: conceitos e problemáticas: | ||||
Investigação em Educação | S1 | 9 | 45 h | |
1- Métodos de Investigação: | ||||
Literacias e Desenvolvimento | S1 | 6 | 45 h | |
1 – Caraterização da rede de conceitos: literacia, multiliteracias e literacia multimodal. | ||||
Educação para o Desenvolvimento | S1 | 5 | 30 h | |
1 – A relação Educação – Desenvolvimento: | ||||
Processos e Estratégias de Formação ao Longo da Vida | S2 | 9 | 45 h | |
1. Modelo de desenvolvimento coextensível à duração da vida | ||||
Sociologia da Intervenção | S2 | 6 | 45 h | |
1. Sociologia da Intervenção: um olhar: | ||||
Projetos de Intervenção em Educação e Formação | S2 | 9 | 45 h | |
1.O homem e as mudanças ambientais: | ||||
Educação de Adultos e Desenvolvimento Local | S2 | 6 | 45 h | |
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
Seminário | A | 6 | ||
1ª Parte | ||||
Projeto | A | 54 | ||
O âmbito da unidade curricular é a realização de um projeto de investigação que evidencie a aplicação integrada de conhecimentos e de competências adquiridas ao longo do curso na área de especialização do mestrado. O trabalho a realizar implica a realização da investigação e a elaboração do relatório dessa investigação. |
Condições de acesso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ciências da Educação, especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de educação (formal e não formal) e de ciências sociais
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a)
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos, desde que nas áreas referidas na alínea a)
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos. (alínea d) do n.º 1 do artigo 17º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, com as alterações introduzidas pelos normativos subsequentes)
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ciências da Educação, especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de educação (formal e não formal) e de ciências sociais
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a)
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos, desde que nas áreas referidas na alínea a)
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos. (alínea d) do n.º 1 do artigo 17º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, com as alterações introduzidas pelos normativos subsequentes)
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Edital
Edital 2025 2v
Edital 2025 2v
Acreditação
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 3
Data da publicação: 01-06-2023
Acreditação A3ES
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 3
Data da publicação: 01-06-2023
Acreditação A3ES
Mais informações
Plano de estudos
A partir do ano letivo 2017/2018
Despacho n.º 6917/2017, D. R. 2.ª série, n.º 153, de 09-08-2017
Anterior ao ano letivo 2017/2018
Despacho n.º 10497/2011, D. R. 2.ª série, n.º 159, de 19-08-2011
Reconhecimento para efeitos de progressão na carreira docente
Para informação sobre o reconhecimento deste mestrado para efeitos de progressão na carreira, consulte o Sítio DGAE/Gestão de Recursos Humanos/Pessoal docente/Carreira/Aquisição de outras habilitações , onde poderá encontrar a lista de cursos reconhecidos e os respetivos grupos de recrutamento.
Plano de estudos
A partir do ano letivo 2017/2018
Despacho n.º 6917/2017, D. R. 2.ª série, n.º 153, de 09-08-2017
Anterior ao ano letivo 2017/2018
Despacho n.º 10497/2011, D. R. 2.ª série, n.º 159, de 19-08-2011
Reconhecimento para efeitos de progressão na carreira docente
Para informação sobre o reconhecimento deste mestrado para efeitos de progressão na carreira, consulte o Sítio DGAE/Gestão de Recursos Humanos/Pessoal docente/Carreira/Aquisição de outras habilitações , onde poderá encontrar a lista de cursos reconhecidos e os respetivos grupos de recrutamento.
Candidatura
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Taxa de candidatura
60€
60€
Taxa de matrícula/inscrição
Contingente geral: 50€*
Contingente estudante internacional: 100€*
*Inclui seguro escolar
Contingente geral: 50€*
Contingente estudante internacional: 100€*
*Inclui seguro escolar
Propina anual
Contingente geral: 1140€
Contingente estudante internacional: 3000€
Contingente geral: 1140€
Contingente estudante internacional: 3000€